Lusitania

PARTICIPAR SINISTRO

Automóvel

Contactos

As linhas telefónicas indicadas, quando aplicável, têm o custo de uma chamada para a rede fixa nacional.

Contact Icon

Assistência em Viagem

(+351) 210 454 955

(24h por dia, 7 dias por semana, válido em Portugal e no estrangeiro).

Contact Icon

Proteção Jurídica

(+351) 210 454 952

(Dias úteis 09h - 16h, válido em Portugal e no estrangeiro).

Participação de Acidente:

Poderá obter o Impresso de Participação de Sinistro (DAAA)* e participar o seu acidente num dos Balcões da Lusitania, disponíveis a nível nacional. Em alternativa, pode enviar a participação para o email sinistros@lusitania.pt.

 

Pode também utilizar a e-SEGURNET – Aplicação informática para participação de sinistro automóvel, que simplifica a participação e a comunicação, mantendo os seus dados e dos seus veículos facilmente acessíveis. A geolocalização torna o processo mais simples quando o acidente acontece. Instalar?

 

* Alertamos que a DAAA, em modo PDF editável, só poderá ser utilizada para participar:

  • Sinistros de Danos Próprios
  • Sinistros CIDS - sinistros enquadráveis no âmbito do protocolo de Indemnização Direta ao Segurado (IDS), mas cuja DAAA seja assinada apenas por um dos intervenientes

 

Não serão aceites participações através do PDF editável, em caso de IDS, pois tal exige, a assinatura dos dois condutores. Ainda assim, nesses casos, o documento pode ser preenchido (digital ou manualmente) e assinado pelos dois condutores, depois de impresso, devendo,  posteriormente, ser digitalizado/fotografado para envio à companhia.

 

Em caso de acidente deverá:

  • Manter a calma;
  • Vestir de imediato o colete refletor;
  • Colocar o triângulo à distância regulamentar, de forma a assinalar devidamente o acidente;
  • No local do acidente deve obter os seguintes elementos:
    • Identificação dos condutores, dos proprietários e dos veículos;
    • Nome das seguradoras e apólice de cada veículo;
    • Testemunhas oculares;
    • Solicitar a presença das autoridades policiais, principalmente se houver feridos, ainda que ligeiros.

 

Como Participar o Acidente?

- Qualquer sinistro automóvel deverá ser participado à Lusitania, num prazo máximo de 8 dias úteis, a contar da data do acidente.

- Para tal, deverá preencher o Impresso de Participação de Sinistro (DAAA) e entregá-la num dos Balcões da Lusitania ou através do email sinistros@lusitania.pt. Em alternativa, pode utilizar a aplicação e-SEGURNET.

- Quando o acidente envolva um ou mais intervenientes, e independentemente de terem chegado ou não a acordo sobre as circunstâncias da sua ocorrência, deverá utilizar e preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) ou a aplicação e-SEGURNET.

- Fornecer todas as indicações, provas documentais e testemunhais relevantes para a correta determinação da responsabilidade.

- Quanto mais detalhada e completa for a participação do sinistro, mais célere e eficaz será a gestão e a resolução do respetivo processo. 

 

Em caso de Furto ou Roubo do veículo:

Deverá participar imediatamente às autoridades policiais da área, solicitando respetiva certidão para juntar à participação de sinistro.

 

Em caso de Quebra Isolada de Vidros:

A Lusitania dispõe de uma rede de prestadores que se encontram distribuídos por todo o país, especializada na reparação e substituição de vidros.

Contacte a Linha de Apoio ao Cliente para ser direcionado para a oficina mais perto, através dos contactos:

- 210407510 (Dias úteis das 08h30 às 19h30). Chamada para a rede fixa nacional.

phone

Assistência em viagem

(24h por dia, 7 dias por semana, válido em Portugal e no estrangeiro).

(+351) 210 454 955
@

Veículo de Substituição

Para solicitar o envio de veículo de substituição ou enviar o relatório de avaria, utilize o e-mail:

vs@rna.com.pt
phone

Proteção Jurídica

(Dias úteis 09h - 12h45 / 13h45 - 16h, válido em Portugal e no estrangeiro).

(+351) 210 454 952
@

Acionar Proteção Jurídica

proteccao.juridica@rna.com.pt
phone

Informações Gerais

(Dias úteis das 08h30 às 19h30). Os esclarecimentos relativos a sinistros podem ser obtidos diretamente junto da Linha de Apoio ao Cliente, através do contacto:

(+351) 210 407 510
@

Tem dúvidas?

Envie-nos um email

lusitania@lusitania.pt